Investimento em automação e o crescimento da indústria de alimentos
Atualmente muitas empresas investem em soluções tecnológicas e projetos personalizados com foco em automação na indústria de alimentos.
Seja de pequeno, médio ou grande porte, estas inovações estão alinhadas diretamente com o resultado que este investimento representa diante as necessidades do negócio e fluxo de vendas.
Quando falamos de automatização ao ramo de alimentos, como salgados, doces, snacks e etc os benefícios de uma fábrica equipada com as máquinas para produção de alimentos necessárias contribui com fatores como a redução de custos com mão de obra, aumento da qualidade, padronização dos produtos e mais volume em menor tempo consecutivamente, além desta série de qualificações, destacamos:
Aumento da escala produtiva
Ao incluir máquinas na produção de alimentos, ganha-se em produtividade e qualidade do produto final. A empresa irá produzir muito mais em menor tempo de trabalho e com padronização, aumentando o volume de produção e também a produtividade dos funcionários na operação dos equipamentos que por sua maioria são controlados digitalmente através de um painel, dando maior segurança durante o processo operacional.
Padronização dos produtos
A automatização, além do aumento da produção em relação ao processo manual, ganha na fabricação uniforme em conformidade com padrões de qualidade e reduz o volume de produtos defeituosos. Outro ponto a ser destacado é a diminuição de riscos de contaminação, o que para o segmento é fundamental.
Redução de custos com mão de obra
O investimento em automatização dos processos manuais se tornou economicamente justificável por muitos motivos. Destacamos um deles como a redução de irregularidades nos alimentos, maior segurança alimentar e a eliminação de atividades com desgastes repetitivos, que em alguns casos podem se tornar perigosas à saúde do colaborador.
Mais competitividade no ramo
Com a vantagem de maior volume de entrega, a automatização poderá destacar o seu volume de entrega comparado a concorrentes em pedidos futuros.
Tempo
Embora não seja uma vantagem facilmente percebida, ao implementar processos mais eficientes de fabricação, é possível dedicar tempo e recursos à outras áreas da empresa, seja no desenvolvimento de novos produtos, prospecção de novos clientes, aperfeiçoamento de receitas e etc.
Para uma empresa, seja o tamanho que for: tempo é um recurso escasso e muito valioso.
Integrar linhas de produções automáticas, e quando falamos de linhas consideramos processos completos desde a modelagem, empanamento e fritura de salgados por exemplo, a qualidade do maquinário atribui a necessidade da indústria de alimentos, pois com a automação as empresas são mais competitivas no mercado e otimizam o processo de fabricação e dependendo na estratégia podem duplicar ou triplicar o volume de produção. E com a qualidade do produto final, se destacam no ramo.